Backup de dados:
Esta ação consiste em criar uma cópia dos dados que se deseja salvaguardar num sítio diferente daquele em que se encontram armazenados. Por vezes, os dados são armazenados numa pasta independente, mas situada no mesmo disco. Ora, o backup deve ser efetuado num espaço independente do armazenamento de origem. Assim, os dados ficarão protegidos de todos os incidentes que possam causar a sua perda ou corrupção.
Backup diferencial:
Baseado num backup completo dos dados, o backup diferencial cria um backup que contém as informações que foram criadas ou modificadas após o backup completo. Cada backup diferencial compila as modificações integradas no backup anterior, ao mesmo tempo que acrescenta as novas. Portanto, isto consome mais espaço de armazenamento do que um backup incremental, mas precisa de menos tempo de tratamento no caso de uma restauração completa dos ficheiros arquivados.
Backup incremental:
Muito interessante do ponto de vista da economia do espaço de armazenamento, o backup incremental começa em D + 1 de um backup completo dos dados (dia D). Em cada backup, as informações que sofreram modificações, bem como os novos dados, são incrementados relativamente ao dia D - 1. No entanto, um backup completo vai precisar de um tempo de restauro superior quanto ao backup diferencial, pois cada backup que foi incrementado deverá ser recopiado para o disco.